Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Continua crítica a situação dos refugiados na fronteira síria!

Segundo o Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), no Iraque viviam 34.000 palestinos antes da invasão estadounidense de 2003. Desde então, muitos sofreram perseguição , ameaças de deportação, mal tratados por parte dos meios de comunicação, detenções arbitrárias, torturas e assassinatos. Desde o início da ocupação têm sido bombardeados e atacados bairros palestinos de Bagdad tais como al-Hurriya e al-Baladiya. Muitos palestinos que viviam no Iraque têm sido assassinados ou encarcerados ou lhes obrigaram a fugir. Muitos deles foram desalojados de suas casas à força e em um primeiro momento acharam refúgio em barracas de campanha no estádio de Haifa, em Bagdad.
Segundo a ACNUR, cerca de 21.000 palestinos abandonaram o país desde 2003, permanecendo no Iraque apenas 13.000.
Alguns palestinos que foram obrigados a abandonar seus lugares no Iraque agora estão desamparados em campos na fronteira síria. Depois de quatro anos, os palestinos que estavam abandonados a sua própria sorte no campo de al-Ruweished, situado no deserto da Jordânia, foram levados ao Canadá e ao Brasil, como se mostra mais abaixo.

Campo de refugiados de al-Hol


Situado no lado sírio da fronteira com o Iraque, a princípio foi criado pelo ACNUR em 1991 para abrigar aos refugiados iraquianos que fugiam do Iraque após a repressão das revoltas depois da Guerra do Golfo (de 1991).
Atualmente há 305 palestinos em al-Hol. 18 dos 19 refugiados que inicialmente fugiram de Bagdad em Outubro de 2005 estão agora no campo de al-Hol. Uma anciã regressou a Bagdad para viver na casa de seus parentes. O resto dos palestinos chego ao campo em maio de 2006. Não têm nenhum estatus legal.

Campo de refugiados de al-Tanaf


Está situado em terra de ninguém na fronteira com a Síria. Aloja 340 refugiados palestinos que foram que fora abandonados à sua sorte neste campo desde maio de 2006. Ultimamente, a população do campo aumentou para 720 pessoas.
O campo está situado a 260 quilômetros da zona povoada mais próxima. Cerca de 10% dos refugiados necessitam tratamento médico, que atualmente não lhes é proporcionado. Até agora, os refugiados os refugiados do campo têm recebido ajuda de organizações locais.
Graças a doações de membros e simpatizantes de al-Awda tem sido proporcionada alguma ajuda econômica e material aos refugiados deste campo.

Campo de refugiados de al-Walid


Está situado do lado iraquiano da fronteira síria, na zona fronteiriça de al-Walid. Criado em 16 de Dezembro de 2006, tem agora mais de 2000 refugiados.
O campo está situado em uma área remota próximo ao campo de al-Tanaf. Até agora os refugiados têm recebido ajuda das organizações locais. O Comité Internacional da Cruz Vermelha e ACNUR Tem proporcionado ajuda material: mantas, fogareiros, cobertas de plástico, barracas de campanha e alimentos.

Campo de refugiados de al-Ruweished


Este campo foi criado em 2003 no lado jordaniano, a uns 70 quilômetros da fronteira com o Iraque, para alojar somálios e curdos iranianos, assim como a palestinos e iraquianos que fugiam da violência no Iraque.
A exceção dos palestinos, quase todos os refugiados que passaram por esse campo foram reacomodados muito rapidamente e outros países, entre eles Austrália, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Suécia e EEUU. No entanto, a maioria dos 148 palestinos foram abandonados em al-Ruweished durante mais de quatro anos e só há muito pouco tempo foram removidos para o Brasil depois que o país lhes garantiu asilo. Algumas crianças não haviam recebido nenhuma educação regular durante esses quatro anos. Um ano antes, o Canadá garantiu o asilo a 54 palestinos desse campo.
Al-Awda
topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.