Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 20 de junho de 2008

HÁ FUTURO NO CAPITALISMO?

Frei Betto

A modernidade está em crise. Seu início coincide com o Renascimento, o descobrimento da América e do Brasil, a passagem da era medieval, feudal, para o mercantilismo e, em seguida, ao capitalismo. Vivemos, hoje, não uma época de mudanças, mas uma mudança de época. No milênio que começa, emerge algo imprecisamente chamado pós-modernidade, que se insinua bem diferente de tudo o que nos antecedeu, imprimindo novos paradigmas.
Na Idade Média, a cultura girava em torno da idéia de Deus. Na modernidade, centra-se no ser humano. Episódio característico da modernidade ocorreu em 1682, quando mister Halley, baseado exclusivamente em cálculos matemáticos - pois não dispunha de aparelhos -, previu que um cometa voltaria a aparecer nos céus de Londres dentro de 76 anos. Na ocasião, muitos disseram: “Este homem é louco! Como, fechado em seu escritório, baseado em cálculos feitos no papel, pode prever o movimento dos astros no céu? Quem, senão Deus, domina a abóbada celestial?”.
Mister Halley morreu em 1742, antes de se completarem os 76 anos previstos. Po­rém, muitos ficaram atentos e, exatamente na data prevista, em 1758, o cometa, que hoje leva o seu nome, voltou a iluminar os céus de Londres. Era a glória da razão!
“Se é assim,” disseram, “então a razão haverá de resolver todos os dramas humanos! Criará um mundo de luzes, de progresso, de saciedade, de alegria!”
Tudo muito bonito e lógico; mas cinco séculos depois o saldo não é dos mais positivos. Os dados são da FAO: somos 6,5 bilhões de pessoas no planeta, das quais metade vive abaixo da faixa da pobreza, e 854 milhões sobrevivem com fome crônica. Nada indica que se cumpram, até 2015, as Metas do Milênio da ONU, entre as quais a erradicação da miséria.
Há quem afirme que o problema da fome é causado pelo excesso de bocas. Em função disso, propõem o controle da natalidade. Oponho-me ao controle, e sou favorável ao planejamento familiar. O primeiro é compulsório, o segundo respeita a liberdade do casal. E não aceito o argumento de que há bocas em demasia. Nem falta de alimentos. Segundo a FAO, o mundo produz o suficiente para alimentar 11 bilhões de bocas. O que há é falta de justiça, excessiva concentração da riqueza em mãos de uns poucos e, agora, etanol para abastecer veículos em vez de alimentos para nutrir pessoas.
Outrora falava-se em trabalho. Sentíamos orgulho de dizer: “Olha, meu pai educou a família trabalhando trinta anos na rede ferroviária”; “Minha mãe foi professora vinte e tantos anos”. O trabalho era fator de identidade. Ainda alcancei a geração que tinha o privilégio de falar em vocação. Posteriormente, deixou-se de falar em vocação. Falava-se em profissão: “Qual a sua profissão?” Hoje fala-se em emprego, e olhe lá! Não se menciona mais trabalho, porque infelizmente o fator de identidade social não é o trabalho, é estar no mercado.
Há futuro para a humanidade dentro do paradigma capitalista?

Frei Betto é escritor, autor de “Típicos Tipos – perfis literários” (A Girafa), entre outros livros.

topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.