Além do Cidadão Kane

domingo, 15 de junho de 2008

ONU reafirma o direito de Porto Rico à independência

O Comitê de Descolonização da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por consenso, na segunda-feira, dia 9, a resolução em que reafirma “o direito inalienável do povo porto-riquenho à livre autodeterminação e à independência”, e prossegue exortando “o governo dos Estados Unidos a assumir sua responsabilidade de propiciar um processo que permita que o povo de Porto Rico exerça plenamente seu direito à livre determinação”.
O texto aprovado foi apresentado por Cuba e Venezuela. O governador de Porto Rico, Aníbal Acevedo-Vilá criticou “a posição contraditória do atual governo dos EUA” e sua vontade de levar o povo desse estado, “baseado em premissas equivocadas, ao caminho de território incorporado”.
Os porto-riquenhos têm nacionalidade norte-americana, mas não podem votar em eleições presidenciais ou legislativas e é mantido como uma colônia. A resolução instou também os Estados Unidos a que concluam a devolução dos territórios de Vieques e Ceiba, utilizados para manobras militares e experiências com materiais tóxicos, e que liberte “todos os presos políticos detidos há mais de 20 anos”.
Porto Rico continua sob domínio dos Estados Unidos como parte do chamado botim de guerra, ocupado em 1898 após a vitória de Washington no conflito com Espanha. A dependência colonial dessa ilha está regulada desde 1952 sob o status de Estado Livre Associado. Vários oradores do movimento independentista intervieram exigindo investigações sobre o assassinato em 2005 do dirigente Filiberto Ojda por agentes do FBI.

Original em Hora do Povo


topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.