Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 20 de junho de 2008

PORTUGAL
Uma visita ao Brasil

Como noticiou o Avante! uma delegação do PCP, dirigida pelo camarada Jerônimo de Sousa, visitou o Brasil entre os dias 9 e 13 de Junho. Uma importante visita realizada a convite do Partido Comunista do Brasil com a duração de cinco dias e com deslocações a três cidades – São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro – que contribuiu fortemente para o reforço das relações de amizade e cooperação entre o PCP e o Partido Comunista do Brasil e para o aprofundamento do conhecimento sobre a complexa situação econômica, social e política desse país «continente» que é o Brasil.

Uma visita que se marcou por uma intensa agenda de contatos não só no plano partidário – a delegação do PCP realizou reuniões ao mais alto nível com o PCdoB, com alguns dos mais importantes partidos que compõem hoje a base de sustentação do Governo presidido por Lula da Silva (nomeadamente com o Partido dos Trabalhadores) e com o Partido Comunista Brasileiro – mas também no plano das Instituições de Estado, com a realização de encontros com altas figuras do Estado brasileiro como o Vice-Presidente da República do Brasil, o Presidente da Câmara de Deputados e o Presidente do Senado Federal, entre vários outros membros do Governo, da Presidência da República e da Câmara de Deputados do Brasil.

Uma visita que apesar de intensa no plano dos contatos oficiais não deixou de dar atenção às relações bilaterais do PCP no Brasil, que abriu portas a novas linhas de cooperação entre o PCP e o PCdoB que terão já no mês de Julho um outro importante momento com a visita de uma delegação do PCdoB, dirigida pelo seu Presidente Renato Rabelo, a Portugal.

Mas, uma visita que também não esqueceu a comunidade portuguesa residente no Brasil com a realização de encontros com a organização do PCP na emigração e com a visita à Casa de Portugal em São Paulo, recebida pelo Conselho das Comunidades Portuguesas no Brasil. Uma visita que fecharia com «chave de ouro» no seu último dia com a realização de uma visita da delegação do PCP ao arquiteto comunista Oscar Niemeyer com um encontro realizado em ambiente de profunda amizade e fraternidade.

No final de uma visita tão completa do ponto de vista político, institucional e cultural o sentimento que prevalece é de esperança no futuro daquele grande país e povo e no papel dos comunistas brasileiros. Uma esperança que não pode ser desligada do atual momento e tendências que se experimentam na América Latina. Tal como o restante subcontinente, o Brasil é hoje também um imenso laboratório social e político, marcado ainda pelas contradições resultantes da prevalência do sistema econômico, social e político capitalista na sociedade brasileira e da heterogênea base de apoio político do atual governo. Mas um país onde os esforços para afirmar a soberania do Brasil, desenvolver as suas forças produtivas, retirar da pobreza grandes massas da população brasileira, avançar para uma distribuição justa da riqueza produzida e para desenvolver uma política externa de solidariedade e cooperação com vários países da América Latina – o Brasil é hoje o principal parceiro econômico de Cuba – respeitando a sua soberania, nos parecem genuínos.

Uma visita importante para o PCP e as suas relações internacionais. Mas uma visita também importante para o nosso País e para as relações entre os povos do Brasil e de Portugal, cujo silenciamento escandaloso a que foi votada pela comunicação social portuguesa só pode ser explicado pelo anticomunismo mais primário.


topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.