Além do Cidadão Kane

sábado, 2 de maio de 2009

Frente pede validação dos diplomas de médicos formados em Cuba

Assinada por 19 parlamentares, a Frente proposta pelo deputado Raul Marcelo (foto) tem como principal objetivo promover ações em prol da luta do povo cubano pelo fim do bloqueio econômico e comercial imposto ao país pelo Estados Unidos, desde fevereiro 1962. As sanções dos estadunidenses comprometem o comércio de Cuba com países de todo o mundo.

Principal tema debatido entre os chefes de Estado no último encontro de Cúpula das Américas, realizado em Trinidad e Tobago, há 18 anos o fim do embargo tem recebido apoio da Organização das Nações Unidas. No final do ano passado um documento pelo fim do embargo foi aprovado quase por unanimidade. Dos 192 países que integram a ONU, 185 países votaram a favor, apenas três contra (Estados Unidos, Israel e Palau), duas abstenções e duas nações que não votaram.

Para Vivian Mendes do Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba (MPSC) a atual conjuntura política é favorável ao fim do bloqueio, “há um forte desgaste da política internacional dos Estados Unidos em todo mundo, o que beneficia a luta do povo cubano”.

Concordando com Mendes, o deputado propositor da Frente, Raul Marcelo, enxerga em alguns dos atuais chefes de Estado latino americanos aliados à causa cubana. “Até agora não se pode falar em avanços do governo Obama, por que ele apenas retomou as medidas que estavam em curso durante o governo Bill Clinton. No entanto, hoje temos presidentes latino americanos, como Fernando Lugo do Paraguai, Evo Morales da Bolívia e Hugo Chávez da Venezuela, que são sensíveis ao tema e pressionam pelo fim do Embargo”, afirma o deputado.

Como duas das primeiras iniciativas com intuito de estreitar as relações com país caribenho a Frente Parlamentar encaminhou a câmara dos deputados o projeto de Lei pelo reconhecimento dos diplomas dos estudantes de medicina e o convite à visita do corpo de Balé cubanos ao Brasil.

Outras frentes
Na avaliação da Frente o fim das imposições estadunidenses ao povo cubanos depende não só da relação de Estados, mas também das pressões dos movimentos sociais. Neste sentido, o MPSC que reúne diferentes setores da sociedade civil em prol de Cuba tem promovido debates e campanhas.

A articulação em favor do povo cubano tem no próximo dia 30 de maio um momento importante: a 3° Convenção Paulista de Solidariedade à Cuba. A convenção terá como tema central os 50 anos da Revolução Cubana e, além do fim do bloqueio, deve tratar de outros assuntos, como a campanha internacional pela soltura dos cinco cubanos anti-terroristas que estão presos injustamente nos Estado Unidos.

“O papel dos movimentos sociais é o mesmo que em qualquer outra situação pressionar: Difundido informações, mobilizando a opinião pública, furando o principal bloqueio contra Cuba que é o feito pelos grandes meios de comunicação”, declara Vivian Mendes do MPSC.

Cristiano Navarro


Original em Pátria Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.