Além do Cidadão Kane

domingo, 31 de maio de 2009

Iraque: A corrupção está a minar o programa de ajuda alimentar do estado?

Fonte: uruknet
Tradução de Guadalupe Magalhães

O sistema de racionamento de comida gerido pelo estado, no Iraque, está a desmoronar-se e a corrupção das altas esferas do poder terá responsabilidade nisso.
Um novo inquérito lançado pelo Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Cooperação apurou que das 120.000 famílias que foram consideradas para beneficiarem de ajuda alimentar em 15 das 18 províncias do Iraque, 18% não receberam nove produtos a que tinham direito durante 13 meses; 31,5% durante 7-12 meses; 14,5% durante 4-6 meses, 22% durante 2-3 meses e 14.5 durante um mês.

O inquérito também revelou preocupações acerca da qualidade dos produtos: 16% das famílias inquiridas disseram que os produtos em Abril eram maus, 45% que eram aceitáveis, enquanto 29% afirmaram que eram bons.

No topo da lista de maus produtos estavam o chá, seguido pelo arroz, farinha e açúcar.

Entretanto, um membro do parlamento afirmou em 18 de Maio que o Ministro do Comércio Abdul-Falah al-Sudani irá enfrentar uma moção de censura, na próxima semana, no parlamento, devido a acusações de desvio de dinheiro e corrupção – principalmente relacionadas com a importação de comida para o esquema de racionamento conhecido como Sistema de Distribuição Pública.

“Até agora já reunimos 110 assinaturas de membros do parlamento para apoiar esta moção. A corrupção no Ministério do Comércio vai até ao mais alto nível, especialmente a relacionada com a importação de produtos impróprios para consumo humano disse o Sheikh Sabah al-Saidi, porta-voz do Comitê para a Integridade.

O mesmo acrescenta que “bilhões de dólares foram desperdiçados por este ministério e isso levou a que os cidadãos tenham recebido produtos impróprios nos últimos anos, bem como atrasos na distribuição em alguns lugares”.

Uma maioria simples de 275 membros do Parlamento é suficiente para destituir o Ministro do Comércio.

Em 16 e 17 de Maio, Al-Sudani apareceu perante o Parlamento onde reconheceu que havia certos casos de corrupção no seu Ministério e admitiu que “ alguns produtos estavam estragados”.O irmão do Ministro e outro oficial foram presos, enquanto mais sete oficiais, incluindo outro irmão, ainda estão à solta.

A ajuda alimentar ainda é vital

O inquérito conclui que “apesar dos pontos negativos registrados no mesmo, as famílias entrevistadas ainda consideram que o sistema de auxílio alimentar é a única garantia de assegurar a sua sobrevivência”.

A ajuda alimentar conhecida como Sistema de Distribuição Pública foi implementada em 1995 como parte do programa das Nações Unidas “petróleo – por – comida” que se seguiu à invasão do Kuwait pelo Iraque há 17 anos. Contudo, tem-se vindo a deteriorar desde a invasão dos Estados Unidos ao Iraque devido à insegurança, má gestão e corrupção.

As rações mensais do Sistema de Distribuição Pública devem conter: arroz (3 kg por pessoa); açúcar (2 kg por pessoa); óleo alimentar (1,25kg ou 1 litro por pessoa); farinha (9kg por pessoa); leite para adultos (250g por pessoa); chá (200g por pessoa); feijão (250g por pessoa); leite para crianças (1,8kg por criança); sabão (250g por pessoa); detergentes (500g por pessoa); pasta de tomate (500g por pessoa).
.
Original em Tribunal Iraque

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.