Além do Cidadão Kane

sábado, 2 de maio de 2009

Tensão em Gaza após bombardeio aéreo israelense

Larissa C. S. Silva

A tensão prevalecia hoje entre os residentes do sul de Gaza diante da possibilidade de que a aviação israelense bombardeasse novamente zonas fronteiriças com o Egito, com o pretexto de destruir túneis subterrâneos clandestinos.

Vizinhos de Rafah e de outras áreas limítrofes relataram que forças de Israel lançaram dois ataques aéreos contra igual número de corredores que ligam o enclave ao Egito e servem de alternativa para contornar a escassez provocada por 23 meses de bloqueio israelense.

A agressão produziu-se na sexta-feira à tarde e provocou feridas leves em uma pessoa, segundo informou o servidor público de saúde em Gaza, Moaiya Hassanain.
.
Por seu lado, fontes militares em Tel Aviv justificaram a agressão como uma resposta ao lançamento de um foguete Qassam contra uma área deserta da região de Eshkol, no oeste de Negev, pela resistência encabeçada pelo Hamas.
.
Segundo a versão israelense, tratou-se da segunda ação desse tipo em menos de 24 horas, depois de na quinta-feira à noite combatentes palestinos terem dispararado desde Gaza outro míssil contra a mesma zona.
.
A resistência na faixa litorânea estendeu-se pelos 22 dias de devastadores bombardeios israelenses, durante a agressão de dezembro e janeiro passados, quando morreram mais de 1.400 pessoas e cerca de 5.300 ficaram feridas, a maioria civis.
.
Fontes locais reportaram também que na sexta-feira dezenas de palestinos se enfrentaram com um grupo de colonos judeus próximo ao posto fronteiriço de Havat Gilad, em Shomron, ao rechaçar a agressão dos últimos por um conflito de terras em um terreno agrícola.
.
As forças de ocupação israelenses também prenderam e submeteram a interrogatório nove pessoas, na madrugada da quinta-feira, durante redadas nas localidades de Jenín, Naplusa, Ramalah e Al-Khalil, na frente Ocidental.
.
Original em Prensa Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.