Além do Cidadão Kane

domingo, 28 de junho de 2009

Centena de manifestantes se opõe a golpe militar em Honduras

Centenas de pessoas começaram a concentrar-se hoje em frente a sede da Presidência em Tegucigalpa reclamando a volta do presidente Manuel Zelaya, seqüestrado por militares golpistas nesta madrugada

"Queremos a Mel", grita a multidão em referencia ao apelido do estadista, o qual foi lavado à Costa Rica.

Por um alto-falante colocado em uma camionete, um porta-voz popular frente à sede da casa de governo exorta aos manifestantes a manter-se no local até que se restitua a institucionalidade democrática no país.

"Mel é o único Presidente que se preocupou pela felicidade do povo", assinalou o porta-voz.

"Aos soldados, aos sargentos, lhes estamos pedindo que dêem um golpe em seus comandantes. Este é o povo de vocês, não o dos poucos ricos", disse aos soldados que guardam a sede governamental e a Praça Morazán.

Vários manifestantes provocaram fogueiras com pneus, madeiras e outros objetos, na avenida João Paulo II, frente à casa presidencial.

A multidão é vigiada constantemente por um helicóptero militar, enquanto aviões de combate sobrevoam a capital, onde foram interrompidos os serviços de eletricidade, telefonia e Internet.
Os manifestantes exigem ainda levar adiante a consulta popular prevista para este domingo, cuja logística foi seqüestrada também pelos militares esta madrugada.

A dirigente sindical Maritza Zomoza informou a Prensa Latina que as associações do setor público já fizeram um chamado para a greve geral.

Zomoza afirmou que a direção da Central Unitária de Trabalhadores de Honduras se encontra reunida para adotar uma nova estratégia para frustrar o golpe militar.

"Não temos medo", gritava a multidão este domingo, frente os militares colocados na sede presidencial.

O presidente havia denunciado desde quarta-feira passada uma tentativa de golpe de Estado a base da insubordinação do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Romeo Vásquez, e uma manobra parlamentar que procurou desabilitá-lo como mandatário.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.