Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Começa encontro solidário com Cuba

Escrito por Bianka de Jesus
.
A importância das conquistas da Revolução cubana para os povos constituirá o tema central da quarta Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba.
.
A presidente da Associação Cultural José Martí-Rio de Janeiro (ACJM-RJ), Zuleide Faria de Melo, referiu a Prensa Latina que este encontro constitui uma homenagem à Revolução cubana em suas 50 anos e permitirá reafirmar o apoio dos cariocas ao povo e governo cubanos.
.
Destacou que Cuba ao longo destes últimos 50 anos tem oferecido aos povos do mundo uma grande solidariedade, que muito tem contribuído a melhorar seus níveis de saúde e educação, ao mesmo tempo que mostra a importância da ajuda e a amizade desinteressadas.
.

Exaltou que cerca de 30 mil profissionais cubanos da saúde prestam hoje seus serviços em cerca de 70 nações e outros milhares de professores e técnicos de todo tipo colaboram em dezenas de nações para erradicar o analfabetismo e elevar suas condições de vida.
.
Por outro lado, exaltou Faria de Melo, Cuba resiste às inaceitáveis pressões e agressões do governo estadunidense, e avança com passos firmes na construção de uma sociedade onde todos, indistintamente, recebem por igual os benefícios sociais gerados por seu povo.
.
A presidenta da ACJM-RJ destacou também que apesar das mentiras dos monopólios mediáticos e as tentativas por silenciar a verdade e os sucessos da Revolução cubana, não têm podido mostrar um só caso de tortura, desaparecimento político ou execução extrajudicial.
.
Não há crianças cubanas sem escola ou dormindo nas ruas e nenhum doente sem tratamento, assegurou.
.
Faria de Melo recordou que a ACJM-RJ surgiu em 1983, nos últimos anos da ditadura militar (1964-1985) no Brasil e seu principal objetivo naquela época era pressionar ao governo para o restabelecimento das relações diplomáticas com a ilha caribenha.
.
Referiu que o ex presidente José Sarney (1985-1989), primeiro governo após o regime militar, restabeleceu esses vínculos com Cuba em 10 de junho de 1986, e então o trabalho do grupo solidário se concentrou nas brigadas de trabalho voluntário na ilha caribenha.
.
Agora, disse, nosso trabalho fundamental é tentar a liberdade dos cinco cubanos lutadores contra o terrorismo, injustamente encarcerados há mais de 10 anos em cárceres norte-americanas e a denúncia do bloqueio econômico imposto por Washington a Cuba há quase meio século.
.
Além disso o trabalho informativo e de divulgação da realidade cubana a fim de contrapor as campanhas midiáticas e as tentativas de meios de imprensa de ocultar os avanços da Revolução nestes 50 anos.
.
A quarta Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba do Rio de Janeiro se realizará no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro-Fórum de Ciência e Cultura.
.
Durante dois dias, os participantes abordarão outros aspectos, bem como as iniciativas para incrementar o apoio à Ilha.
.
Este encontro resulta preparatório da Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba que se efetuará em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, da quarta-feira ao sábado desta semana.
.
rc/ale/bj
.
Original em Prensa Latina
Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.