Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Exige Lula em Genebra nova ordem econômica

por Bianka de Jesus
.
O presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, pediu hoje uma distribuição mais justa das riquezas e pronunciou-se por converter o comércio internacional em um instrumento de desenvolvimento.
.
Durante sua intervenção muito aplaudida no segmento de Alto Nível do Conselho de Direitos Humanos (CDH) de Nações Unidas, Lula exigiu uma nova ordem econômica internacional que recompense a produção e não a especulação.
.
Solicitou assim mesmo reunir esforços para defender os direitos dos pobres e reforçou que como dirigente de um país em desenvolvimento, "espero que surja da crise uma nova ordem internacional que recompense a produção e não a especulação".
.
Tudo deveria ocorrer em apego às normas meio-ambientais, sentenciou pouco antes de transladar-se ao salão plenário do Palais de Nations de Genebra, onde se realiza a 98 Conferência Internacional do Trabalho.
.
Lula voltou a reiterar o chamado a todos os países, ricos e pobres, a debater de forma construtiva as crises, suas causas, seus efeitos e as soluções para sair dela, ao mesmo tempo em que denunciou seus efeitos perversos nos emigrantes e setores vulneráveis.
.
Eles não são os responsáveis pela recessão que afeta a vários países, enfatizou.
.
"A crise financeira, que nasceu da desregulação das economias mais ricas, não é um pretexto para alentar o não cumprimento das obrigações da cada Estado com a promoção e a proteção dos direitos humanos", argumentou.
.
Também não deve levar ao não cumprimento dos compromissos com os mais necessitados, reforçou.
.
Lula, quem na data se entrevistará com seu homólogo francês, Nicolás Sarkozy, viajará depois a Rússia para tomar parte na cúpula dos BRIC junto com o anfitrião, Índia e Chinesa.
.
Os BRIC (siglas dos nomes dessas nações) são territórios com mais de 100 milhões de habitantes e enormes potenciais econômicos e de crescimento.
.
Original em Prensa Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.