Além do Cidadão Kane

domingo, 28 de junho de 2009

Insistem que EE.UU. condene o golpe de Estado em Honduras

O titular da Assembléia Geral da ONU, Miguel D' Escoto, pediu hoje ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que condene de imediato a ação golpista contra o mandatário hondurenho, Manuel Zelaya.

Em uma declaração divulgada nesta sede, o ex-ministro de Relações Exteriores da Nicarágua pede ao Exército de Honduras que desista de imediato de suas intenções golpistas.

Igualmente conclamou a todos os presidentes de Centro América, América Latina, do Caribe e do mundo que "de imediato se pronunciem contra a tentativa de golpe e em solidariedade com o presidente constitucional de Honduras".

Em seu pedido a Obama, D' Escoto faz referencia às declarações do chefe da Casa Branca na Conferência das Américas sobre sua nova política para com a América Latina.

"Muitos se perguntam se acaso esta intenção de golpe é parte dessa nova política, já que como bem é sabido o Exército hondurenho tem um histórico de entreguismo total aos Estados Unidos", comenta o presidente da Assembléia Geral.

Por isso é imprescindível que Obama - para não dar lugar a estas dúvidas - de imediato condene a ação golpista contra o presidente Zelaya, acrescenta.

No comunicado se precisa que D' Escoto convocou de urgência a seu gabinete de crise em seu escritório das Nações Unidas em Nova York para acompanhar de perto os acontecimentos e adotar as medidas que ache mais oportunas.

Para o sacerdote católico, "a única solução para a atual crise passa pela recondução imediata do presidente Zelaya ao cargo e as funções que a soberania popular outorgaram a ele através das urnas".

Sublinha que "nenhuma outra alternativa será aceitável pela comunidade internacional".

Por último, D' Escoto declara sua profunda preocupação pela forma como se está realizando a ruptura da legalidade vigente, com práticas que deveriam formar parte do passado da historia da América Latina e não do presente democrático do século XXI.
.
Traduzido por Rosalvo Maciel
.
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.