Além do Cidadão Kane

terça-feira, 16 de junho de 2009

Porto Rico

ONU aprova o direito de Porto Rico a livre determinação e independência

A ONU reafirmou nesta segunda o direito inalienable do povo puertorriqueño à livre determinação e independência e chamou ao governo dos Estados Unidos a assumir sua responsabilidade de propiciar esse processo.

O tema está contido em uma resolução aprovada pelo Comitê Especial da Assembléia Geral encarregado de examinar a situação com respeito à aplicação da Declaração sobre a concessão da independência aos países e povos coloniales.

Auspiciado por Cuba, Equador e Venezuela, o documento reitera que o povo puertorriqueño constitui uma nação latinoamericana e caribeña que tem sua própria e inconfundível identidade nacional.

A resolução chama ao governo dos Estados Unidos ou a assumir sua responsabilidade de propiciar um processo que permita que o povo de Porto Rico exerça plenamente seu direito inalienable à livre determinação e a independência .

Esse direito aparece refletido na resolução 1514 (XV) da Assembléia Geral, bem como em outras resoluções e decisões do Comitê Especial relativas a Porto Rico.

O documento toma nota novamente do debate que existe nessa ilha sobre a implementação de um mecanismo que possa assegurar a plena participação de todos os setores de opinião boricuas.
Ao respecto, assinala estar consciente do princípio de que toda iniciativa para a solução do estatus político de Porto Rico deve a tomar originalmente esse povo.

Em seu acordo, o Comitê expressa profunda preocupação pelas ações levadas a cabo contra luchadores independentistas, e alenta a que se realizem investigações com o rigor necessário e a cooperação das autoridades pertinentes.

Ademais, insta a Washington a culminar a devolução a esse povo de toda a terra dantes ocupada e as instalações em Vieques e Ceiba.

Reclama a Estados Unidos atender os direitos humanos fundamentais, como os de saúde e desenvolvimento econômico, e assumir os custos do processo de limpeza e descontaminación de áreas de impacto usadas em prévias manobras militares.

Demanda a libertação de Oscar López Rivera e Carlos Alberto Torres, quem cumprem condenações por mais de 28 anos, e Avelino González Claudio, todos presos políticos puertorriqueños encarcerados nos Estados Unidos por causas relacionadas com a luta pela independência desse país.
Original em Pátria Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.