Além do Cidadão Kane

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Venezuela impulsiona uma Revolução alimentar

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, ratificou neste domingo que o país sul-americano vai rumo à independência alimentar, quando produz uma quantidade importante de alimentos para a exportação para outras nações com menos potencial econômico.

Durante o programa dominical Alô Presidente número 333, transmitido da Propriedade Agropecuária ‘La Bandera’, localizada no estado de Táchira (sudoeste), o mandatário venezuelano informou que "os mil 200 hectares de extensão desse centro de produção leiteira são terras recuperadas que estavam nas mãos do narcotráfico".

"Estamos mostrando como baseado no modelo socialista segue aumentando a produção nacional. Esta propriedade tem vacas que produzem cerca de 7,5 litros de leite diários (...) Propiedade de todos os venezuelanos", asseguróu.

Explicou que quando o Governo tomou essa propriedade, faz um ano e meio, havia 1.300 cabeças, e hoje se dispõe de 1.985, o que significa um incremento aproximado de 38% na produção.

"Vamos-nos rumo a ser um país com independência alimentar, soberania alimentar, e só desta maneira conseguiremos", sentenciou.

O presidente Chávez recordou que ao chegar ao Governo faz 10 anos o rebanho venezuelano passava um pouco dos 10 milhões de animais; logo se produziram o golpe de Estado de abril de 2002, a sabotagem econômica no final desse ano e o terrorismo e veio abaixo a produção.

Apesar disto, atualmente se está levantando a produção e se tem 12 milhões de cabeças de gado em todo o país, assinalou.

Nesse sentido, estima que para 2012 se chegue a 14 milhões de animais, o que permitiria pensar que durante a segunda década de gestão revolucionaria a Venezuela poderia estar exportando gado para ajudar a países que lamentavelmente não tem o potencial para alcançar essas metas.O Mandatário felicitou ao ministro do Poder Popular para a Alimentação, Félix Osorio, pelo funcionamento da Propriedade ‘La Bandera’, que depois de ser recuperada foi cedida à rede de Mercados de Alimentos (Mercal) para gerar o novo sistema produtivo socialista.
.
Original em Telesur
Traduzido por Rosalvo Maciel
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.