Além do Cidadão Kane

domingo, 12 de julho de 2009

Lula afirma em Paris que EUA devem levantar bloqueio a Cuba

Tradução por Rosalvo Maciel
.
O presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que os Estados Unidos devem levantar o bloqueio econômico mantido contra Cuba, como um gesto que servirá à paz e a estabilidade do continente americano.


Em um discurso pronunciado na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Lula destacou que a América Latina e o Caribe, na atualidade, marcham pelos caminhos da integração e o desenvolvimento.

Outra relíquia da guerra fria que acabamos de sepultar, foi a exclusão de Cuba do contexto regional; o próximo passo deverá ser o fim do bloqueio a esse país, afirmou.

Essa medida será um sinal importante da disposição dos Estados Unidos de relacionar-se com toda a região. Contribuirá com a paz de nossa América, precisou.

Em presença de vários chefes de Estado ou Governo e da esposa de Joseph Biden, vice-presidente norte-americano, Lula foi condecorado com o Premio de Fomento da Paz Félix Houphou t-Boigny da UNESCO.

A distinção tem por objeto render homenagem às pessoas, instituições ou organismos que tenham contribuído significativamente a fomentar, buscar, salvaguardar o manter a paz, com os princípios da Carta da ONU e da Constituição da UNESCO.

Em outra parte de seu discurso, o governante brasileiro elogiou o fato de que a América Latina vive nestes momentos uma vigorosa onda de democracia, liderada por segmentos historicamente deserdados e marginalizados.

Não podemos permitir retrocessos, por tal razão condenamos de forma veemente o golpe de Estado em Honduras, sentenciou.Assistiram à sessão solene da entrega da distinção os presidentes de Senegal, Abdoulaye Wade, de Cabo Verde, Pedro Pires, o primeiro Ministro português, José Sócrates, e o Secretario Geral da Organização internacional da Francofonia, Abou Diouf.
.
Original em Cuba vs Bloqueo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.