Além do Cidadão Kane

terça-feira, 7 de julho de 2009

Lula recebe prêmio da paz da Unesco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta terça-feira (7) em Paris o Prêmio Félix Houphoët-Boigny, oferecido pela Unesco a personalidade de destaque na luta pela paz. Lula irá à sede da Unesco depois de encontrar-se com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a entrega do prêmio será assistida pelo primeiro-ministro português José Sócrates.

O prêmio da paz da Unesco, tido como o mais importante depois do Nobel, tomou seu nome de Félix Houphouët-Boignydo (1905-1993), sindicalista e líder da independência da Costa do Marfim. Lula será o primeiro latino-americano a recebê-lo.

Criado em 1989, o prêmio já foi entregue a figuras como os ex-presidentes Nelson Mandela (África do Sul), Shimon Peres (Israel) e Jimmy Carter (EUA), ao 1º ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat - todas personalidades também contempladas com o Prêmio Nobel da Paz.
.
O contemplado do ano passado com esse prêmio foi o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, também ganhador do Nobel da Paz 2008.

A premiação é um reconhecimento pelo "trabalho em prol da paz, diálogo, democracia, justiça social e igualdade de direitos, assim como pela inestimável contribuição à erradicação da pobreza e à proteção dos direitos das minorias", explicou a Unesco em um comunicado.

Ao anunciar a premiação, o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, integrante do júri da Unesco, declarou que Lula fora escolhido “por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.
.

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.