Além do Cidadão Kane

terça-feira, 7 de julho de 2009

Países Não-Alinhados exigem a reintegração de Zelaya

O Bureau de Coordenação do Movimento dos Países Não-Alinhados condenou em 6 de julho o uso da força contra civis desarmados em Honduras e reclamou o imediato reintegro de Manuel Zelaya como presidente constitucional desse país.

Numa declaração adotada nesta sede, circulada por Cuba em sua qualidade de presidente deste agrupamento de 118 países, denunciou-se o ataque na véspera do exército, sob as órdens do governo de fato, contra civis desarmados.

Eles se manifestavam pacíficamente em apoio ao retorno do presidente constitucional, precisa.

O documento aponta que, como resultado dos disparos de balas e de gases lacrimogêneos contra os manifestantes que se concentraram antecipando o retorno do presidente, pessoas inocentes foram mortas e feridas.

O Bureau de Coordenação condena também o governo de fato de Honduras por impedir a aterrissagem em Tegucigalpa do avião que transportava a Zelaya de retorno a seu país, acompanhado do presidente da Assembleia Geral da ONU e outros funcionários.

Acrescenta que o regime que emergeu do golpe de Estado se negou a cumprir as provisões da resolução 63.301 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Da mesma maneira, sublinha, ignorou até o momento todos os esforços internacionais e regionais, e as iniciativas com o objetivo de restaurar a democracia e a legalidade na República de Honduras.

Em seu pronunciamento, o Movimento dos Não-Alinhados rejeitam com força as ações violentas contra o povo e o governo legítimo de Honduras.
.
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.