Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Timerman: Futuro da América Latina joga-se em Honduras

por Bianka de Jesus
O embaixador da Argentina nos Estados Unidos, Héctor Timerman, alertou hoje que o futuro de América Latina passa pela solução do conflito em Honduras, onde 28 de junho último se instalou um governo golpista.

A resolução deste caso vai significar se a região volta à época dos golpes de Estado e a instabilidade política, ou se ratificamos o rumo dos últimos anos, de respeito às instituições e às maiorias nacionais, opinou.

Timerman anunciou em declarações à agência de notícias Telam que trabalha na organização de uma reunião internacional em solidariedade com o presidente constitucional de Honduras, José Manuel Zelaya.

Esta mostra solidaria "é o sentir de toda a sociedade argentina, que viveu estes episódios e sabe que sempre se terminam violando o direitos humanos da população", sublinhou.

O encontro se realizará na próxima terça-feira na sede diplomática argentina e servirá "para fazer uma denúncia das graves violações aos direitos humanos e à liberdade de expressão que estão ocorrendo em Honduras".

O encontro irão embaixadores de todo o hemisfério, seus pares da Organização de Estados Americanos, organizações não governamentais, universidades estadunidenses e grupos de pensamento e reflexão, entre outras instituições.

Com ações como esta, acrescentou o diplomata, Argentina demonstra sua solidariedade com o governo legítimo de Zelaya e "a liderança que tem o país contra o golpe dos militares e todos os golpes de Estado".

A iniciativa de Timerman foi catalogada pelo embaixador hondurenho em Washington, Enrique Reina, como "um apoio inestimável que demonstra a firmeza, sobretudo da República Argentina" no respaldo ao presidente Zelaya.

"É uma mostra do apoio da comunidade internacional e de toda a comunidade latino-americana que está representada em Washington e um respaldo solidário para o governo constitucional", indicou Reina citado pela própria fonte.
.
Original em Prensa Latina

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.