Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

São 872 as bases militares yankees no planeta

Tradução: Rosalvo Maciel
As sete bases militares que operariam os Estados Unidos no solo colombiano elevariam a 872 as instalações norte-americanas deste tipo em mais de 40 países do mundo, indicador que revela o reforço das pretensões hegemônicas globais da superpotência.

Tais dados foram comentados pelo especialista Chalmers Johnson, professor da Universidade de San Diego em um artigo publicado neste mês na revista Ásia Times.

Na opinião de Johnson, tal prática é desnecessária para a legitima defensa dos EE.UU., além de provocar atritos com outros países e representar o desperdício de 250 bilhões de dólares por ano, segundo cálculos registrados na publicação Foreign Policy in Focus, citada pelo especialista.

Considerou Johnson que o presidente Barack Obama não se deu conta de que os EE.UU. não têm mais a capacidade de exercer sua hegemonia global, enquanto exibe um lastimável poder econômico capenga, e a nação vive uma decadência sem precedentes.

Em tal sentido expôs três razões básicas para liquidar o império militar estadunidense: o país carece dos meios para assegurar um expansionismo exitoso, está perdendo a guerra no Afeganistão, o qual aumentará mais sua bancarrota, e a opinião pública acabará por repudiar aos políticos quando transparecer a verdade sobre o vergonhoso segredo do esbanjamento dos gastos nas bases militares. (SE)
.
Original em Tribuna Popular

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.