Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mia Farrow, indignada, por atrocidades israelenses em Gaza

por Bianka de Jesus

A atriz estadunidense Mia Farrow declarou-se indignada pelos efeitos do bloqueio israelense à Faixa de Gaza e as condições imperantes aqui depois da passada ofensiva militar, sentimentos valorizados altamente hoje por autoridades locais.

"Toda pessoa com consciência está ofendida e indignada por esta situação", expressou Farrow depois de percorrer uma escola e bairros deste enclave palestino bombardeado durante 22 dias por militares de Israel entre dezembro e janeiro passados.

Em sua qualidade da embaixadora de boa vontade do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), compartilhou com crianças em um centro educacional e deplorou as condições em que estes vivem e estudam como conseqüência do castigo israelense.

Ao constatar os marcados desabastecimentos de bens essenciais e a precária situação humanitária, a protagonista do bebê de Rosemary disse que "sinceramente espero sejam tomadas medidas para aliviar esta situação o quando antes".

Farrow, que tem em seu curriculum fitas como Hannah e suas irmãs, e A Rosa Púrpura do Cairo, ambas de seu ex Woody Allen, conheceu por habitantes palestinos e líderes do grupo islamita Hamas pormenores do cerco imposto por Tel Aviv a Gaza desde junho de 2007. Advertiu sobre os severos traumas em menores sobreviventes da agressão militar israelense, que deixou mais de mil 400 mortos e uns cinco mil 300 feridos, e considerou que "eles merecem algo melhor".

Israel restringe desde 2007, com a cooperação do Egito, a entrada de alimentos, remédios, combustível e outros bens essenciais, e depois da destruição provocada por seus bombardeios, impede carregamentos com materiais para a reconstrução de Gaza.

O ministério de Cultura do governo do Hamas qualificou a visita da também protagonista de Avalanche e Furacão de gesto positivo para "tocar de primeira mão a trágica situação que vivem os palestinos, em general, e o sofrimento das crianças, em particular".

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.