Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lula, Ahmadinejad e...Serra

Rosanita Campos

Com o título “Brasil: Lula atua como mediador com Ahmadinejad” o jornal francês Le Monde publicou em sua edição de 24 de novembro um lúcido artigo sobre a visita na segunda-feira do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad. O Brasil desde 1965 não recebia a visita de um chefe de Estado do Irã.

O artigo elogiou a política externa independente do governo brasileiro e a aspiração do “gigante político e candidato a uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU a jogar um papel de primeiro plano no cenário internacional”.

Disse também: “Favorável ao diálogo entre o Irã e o Ocidente e convencido de que tudo o que vise isolar Teerã é contra-produtivo Lula provou, na segunda-feira, prudência. Ele chamou seu hóspede a prosseguir nos contatos com os países interessados no diálogo, com as grandes potências, por uma solução justa e equilibrada quanto a questão nuclear.

“Lula reafirmou o direito do Irã a desenvolver energia nuclear para fins pacíficos, respeitando os acordos internacionais constatando que a não proliferação e o desarmamento nuclear devem seguir juntos e que sonha com um Oriente Médio sem armas nucleares como é a América Latina.

“Ahmadinejad mostrou-se moderado sem abrir mão de questões de fundo. O Irã tem interesse no urânio enriquecido ou num programa de permuta sob o controle da AIEA. E acrescentou que tem esperança de que ainda há tempo para que se chegue a um acordo.”

O jornalista francês erra apenas ao dizer que milhares se manifestaram contra o presidente iraniano citando o governador de SP, José Serra do PSDB. Na verdade foram apenas alguns judeus sionistas, em geral muito ricos.

Original em Hora do Povo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.