Além do Cidadão Kane

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Brasil incrementa investimentos em Cuba

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, Miguel Jorge, anunciou novos investimentos de seu país em Cuba e expressou à imprensa credenciada na Fihav 2009, que "as relações com a Ilha são ótimas, nunca antes estiveram melhor que agora".

Informou que em meados de dezembro próximo como parte da colaboração entre as duas nações, começará na Ilha a montagem de uma fábrica de vidros planos com areia sílice cubana, especial para este tipo de produção.

Os projetos incluem uma fábrica de latas (para cervejas, refrigerantes e sucos) e a modernização de outra para o mesmo fim, com o objetivo de susbstituir importações na Ilha, que atualmente é obrigada a comprar no exterior 96% de suas necessidades nesse setor.

Empresas farmacêuticas locais assinaram contratos com seus similares brasileiras e nos projetos também está incluída a instalação na nação sul-americana de uma fábrica de produtos farmacêuticos com tecnologia cubana.

O ministro brasileiro lembrou as operações conjuntas para construir um porto perto de Mariel, ao oeste de Havana, as quais ainda estão em fase inicial.

Petrobrás trabalha também com provas sísmicas no bloco que adquiriu em outubro passado na zona econômica exclusiva cubana no Golfo do México, para a exploração e prospecção de petróleo.

A Fihav comemorou o dia nacional do Viretnã e foi assinada uma carta de intenção para a montagem e comercialização em Cuba de caminhões, ônibus e veículos ligeiros, processo que inclue assessoria nos primeiros 200 equipamentos.

A Corporação Cimex S.A. assinou um convênio de exportação com a firma vietnamita What Thang Co. LTD, que inclui os produtos cubanos café Cubita, rum Varadero e Caney, frutas em conservas e outros produtos muito procurados no país asiático.
.
Original em Granma

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.