Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pobreza no novo Iraque

Layla Anwar

Fonte: Uruknet

Tradução de Francisca Macias

É sempre assim. Quando eu vou começar a escrever sobre alguma coisa bastante importante, outra coisa com maior importância se sobrepõe, e como aprendi a definir as minhas prioridades na Vida, a minha prioridade foi e continua a ser o Iraque.

Ocupado, devastado, destruído, o Iraque continua a ser uma prioridade, ainda mais assim, quando não vemos qualquer notícia dele, nem nos media convencionais nem nos ‘alternativos’. Mas este é outro assunto que terei de aprofundar com maior detalhe numa próxima carta, porque este SILÊNCIO à volta da causa do Iraque é em si mesmo criminoso.

Deixem-me não perder o fio dos meus pensamentos sobre este assunto, e sabendo que a maioria de vocês, de fora, lhe presta apenas a mesma atenção que uma criança de dez anos, eu vou ser breve e doce. Bem, doce talvez não… mas tão breve e directo quanto possível, exactamente como vocês gostam.

Vou apresentar-lhes meros factos – não penso que a quantidade de informação faça a diferença – calmamente, leiam a seguinte e mais recente do “Novo” Iraque.

POBREZA no Iraque desde 2003

Um estudo publicado pela Universidade de Babel, veio divulgar números surpreendentes relativamente aos níveis de Pobreza no Iraque.

Como devem saber, há dois tipos de índices de pobreza : absoluta e relativa. As definições dadas por economistas a estes índices são 1) pobreza absoluta quando alguém vive com menos de US$ 2 por dia, 2) por outro lado o índice de pobreza relativa, é calculado por indicadores de distribuição da riqueza e desigualdades nessa distribuição da riqueza, combinados com outros indicadores como a inflação, taxas de emprego, etc… Não vou debruçar-me agora sobre os processos de avaliação … só pretendo dar uma definição aproximada daquilo que constitui a pobreza.

Dito isto, esta última publicação académica da Universidade de Babel, diz que DEZ MILHÕES de Iraquianos vivem em pobreza absoluta desde 2003. A grande maioria são jovens – isto é, população com idade inferior a 30 anos, ou seja, o segmento da população que é considerado pertencer ao grupo etário mais produtivo, mas tudo isto é indiferente.

10 Milhões de Iraquianos representam mais de 30% do total da população.

São várias as causas deste estado de pobreza abjecta:

1) A ocupação e violência que produzem uma enorme quantidade de gente sem o mínimo necessário para viver – viúvas, órfãos e desalojados que perfazem 2 Milhões de desalojados internos.

2) O fracasso de todos os esforços de reconstrução, ou seja, de criação de empregos através de projectos.

3) A má gestão de recursos devido à corrupção e falta de quadros especializados, dos tecnocratas e profissionais (a falsificação de diplomas universitários para fins sectários dos Xiitas, não são aqui tidos em conta)

4) A privatização de indústrias e empresas do estado, que significa o encerramento e o despedimento de trabalhadores, sem possibilidade de emprego em qualquer outro lugar…

5) Uma consequência da privatização é a pesada dependência da importação de produtos, e por sua vez o estrangulamento da produção interna que leva de novo ao encerramento de mais empresas.

6) Além disso, a corrupção endémica da maioria – Xiitas sectários, Curdos, um governo fantoche, os salários exorbitantes e privilégios dos membros do parlamento fantoche, partidos e milícias têm contribuído grandemente para a desigualdade da distribuição da riqueza combinada com a má gestão dos recursos do país, levaram a uma taxa de inflação que alimenta o ciclo vicioso de pobreza.

7) A taxa de desemprego anda à volta dos 50% (o número oficial é 30%), sem nenhuma possibilidade de se encontrar trabalho, devido a todos os pontos acima referidos, o que faz aumentar a dimensão da pobreza absoluta e economistas iraquianos calculam que esta tendência suba nos próximos anos.

8) Outro factor a considerar é a total ausência desde 2003, das instituições sociais e de seguros e planos de pensões que serviam para garantir um salário mínimo para quem não tem trabalho.

9) Uma coisa a ter em atenção é que os desenvolvimentos acima, tiveram origem num terreno já vulnerável…sobrepondo-se a uma sociedade já massacrada por 13 anos de sanções, por um embargo imposto pelo Ocidente civilizado.

10)O fracasso do sistema de ensino devido à falta de financiamento (corrupção, sectarismo, falta de pessoal competente devido ao exílio, o assassinato de académicos e professores…) a juntar a um estado de insegurança permanente devido à violência e pobreza, significam que a taxa de iliteracia (que tinha sido erradicada no governo de Saddam Hussein) e os baixos níveis de educação vão contribuir para o ciclo desemprego/pobreza, exacerbando-o ainda mais.

As consequências, ou efeitos colaterais se gostam desta espécie de pobreza, deram origem a muito sérios e graves problemas sociais, nomeadamente…

- Crimes – sequestros

- Tráfico de pessoas : mulheres e crianças

- Prostituição

- Toxicodependência

- Tráfico de órgãos

Para só enumerar alguns…

Nota: O Iraque é a segunda maior reserva mundial de petróleo.

Oh Deus, o que fizeram vocês ao Iraque, seus bastardos. O que fizeram vocês ao Iraque!!!

.

Publicado em Tribunal Iraque

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.