Além do Cidadão Kane

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Assassinaram Claudia Brizuela membro da Frente Nacional de Resistência Hondurenha

Onda repressiva contra os lutadores hondurenhos, enquanto países pretender reconhecer o governo golpista de Porfírio Lobos
.

No dia de ontem, às duas da tarde, pessoas não identificadas, chegaram à Colônia Celeo Gonzáles, ao norte desta cidade, bateram na porta onde vivia a jovem, Claudia Larissa Brizuela de 36 anos e imediatamente dispararam vários tiros causando-lhe morte instantânea.

.

Este novo assassinato se dá no momento em que alguns países centro-americanos fazem gestões para que seja reconhecido o governo de Porfírio Lobos, nascido do golpe de estado e que lançou uma verdadeira caçada contra os dirigentes da Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado.

.

A jovem Claudia Larissa Brizuela era membro ativo da Frente Nacional de Resistência; é filha de Pedro Brizuela, um dos mais velhos militantes do Partido Comunista Hondurenho e que atualmente milita no Partido Unificação Democrática. Brizuela é colunista do diário La Prensa, ha sido histórico assessor sindical, apóia e milita ativamente no projeto da Pesquisa para a Quarta Urna, foi um dos rostos visíveis da Frente Nacional de Resistência na costa norte do país.

.

Em conversa mantida com Pedro, ele manifesta que o assassinato de sua filha tem mensagem para ele e para os membros da Frente, pede que se divulgue este novo crime contra o povo hondurenho e, sobre tudo, manifesta que este é um crime covarde que demonstra a agressão sistemática por grupos terroristas que com a aquiescência do Estado estão cometendo esta escalada criminosa em Honduras.

Com o assassinato de Claudia ficam órfãos de mãe Said Meléndez Brisuela (2 anos) e Eduard Brizuela (8 anos).

.

Sistemática agressão a dirigentes nos últimos dias

.

São vários os dirigentes da Frente Nacional de Resistência que estão recebendo ameaças e agressões físicas diretas, por parte da polícia e de grupos paramilitares, presumivelmente importados da Colômbia.

.

Antes de cometer este crime, a professora Reina Centeno, recebeu uma mensagem em seu telefone celular, onde lhe dizem “és a próxima”, esta chamada partiu do telefone (504) 87671727.

.

Na terça-feira, 23, o jovem Guillermo Amador, ao sair de sua casa para o trabalho no escritório do CODEH, foi abordado por uma pessoa que começou a lhe fazer perguntas sobre sua participação na Frente Nacional de Resistência, posteriormente foi perseguido por uma motocicleta azul sem placas, como as usadas pela polícia.

.

O contexto em que se dão estes assassinatos e ameaças

.

Esta morte se dá em um contexto de agressão sistemática e seletiva aos membros da Frente Nacional de Resistência, a agressão está dirigida a membros do Movimento Sindical Hondurenho; o movimento sindical é atualmente uma das Forças organizadas que continua em sua luta por uma Assembléia Nacional Constituinte, a fundação da República e sobre tudo una nova Constituição. Esta agressão tem sido evidente.

.

Para a agressão física do artista Hermes Reyes, membro do Movimento de Artistas em Resistência ocorrido em 12 de fevereiro deste ano, na cidade de Siguatepeque, os agressores utilizaram brocas de furadeira lesionando seriamente um de seus olhos.

.

Nesse mesmo dia, na cidade de Tegucigalpa, Município do Distrito Central, foi invadida a residência do Senhor Porfírio Ponce, membro ativo do Movimento Sindical Hondurenho e da Frente Nacional de Resistência Contra o Golpe de Estado, as pessoas que ingressaram a sua casa se identificaram como policiais, e destruíram parte de seus pertences, roubando-lhe o computador. A ação ficou em total impunidade.

.

Outras das agressões é o seqüestro relâmpago, seguido de tortura, de Edgar Martínez fato ocorrido na quarta-feira 10 de fevereiro deste ano, na cidade de San Pedro Sula, este fato ocorreu na Colônia Cidade Planeta, no mesmo ato criminoso seqüestraram a sua esposa Carol Rivera e seus irmãos Meliza Rivera e Johan Martínez e a uma amiga deles que foram levados até a montanha El Venado, próximo ao lugar onde vivem; esta ação foi repudiada pelos vizinhos que organizaram, com mais de 40 homens, a busca sem resultados positivos.

.

Somente na sexta-feira 12 que os deixaram em liberdade, todos (as) apresentavam sinais de tortura; neste vergonhoso ato, declaram pessoas próximas á família, duas das mulheres foram violadas. A família Martínez é membro ativo da Resistência Contra o Golpe de Estado.

.

Dias antes foram seqüestrados os câmeras Manuel de Jesús Murillo e Ricardo Antonio Rodríguez da Globo TV e Noticiário Mi Nación, fato ocorrido no posto ESSO On the run que se encontra na entrada da Colônia El Hogar de Tegucigalpa Município do distrito Central, as duas pessoas foram barbaramente torturadas.

.

O Comitê de Direitos Humanos (CODEH) lamenta a falta de diligencia de organismos regionais de diretos humanos, como a Comissão Interamericana de Diretos Humanos (CIDH), que retardam a comunicação de medidas cautelares e em alguns casos não responde com a rapidez que a situação do país requer.

..

Original em Tribuna Popular

Tradução Rosalvo Maciel

.

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.