Além do Cidadão Kane

sexta-feira, 5 de março de 2010

CRIME!

Governo Serra sonega medicamentos a portadores de diabetes


Portadores de diabetes estão deixando de receber medicamentos dos hospitais públicos paulistas mesmo com sentenças judiciais favoráveis. É o que denuncia o presidente da Associação de Diabetes Infantil do ABC (ADIABC), Marcio Krakauer, que já solicitou audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo para debater o problema. Trata-se de lei federal que está sendo descumprida pelo governador José Serra (PSDB).

No sábado (6), a entidade promoverá um encontro com cerca de 200 portadores de diabetes, apenas da região do ABC paulista.

Apesar de terem conseguido na Justiça a garantia de fornecimento de medicamentos e bombas de insulina, a determinação não está sendo cumprida pelo governo estadual.

“A entrega das medicações e insumos pelos hospitais públicos, está falha ou incompleta, quando não nula”, diz o presidente da ADIABC. “Elas trazem enormes prejuízos aos portadores de diabetes, que podem chegar até a morte”.

Os medicamentos e insumos que o governo de José Serra está sonegando aos portadores de diabetes são os análogos de insulina, bombas de insulina e seus apetrechos, entre outros.

Considerados caros, deveriam ser entregues gratuitamente aos portadores da doença, conforme lei federal assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, com o seguinte teor em seu artio 1º: “Os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar”.

Fonte: Brasília Confidencial

Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.