Além do Cidadão Kane

terça-feira, 18 de maio de 2010

Lula recebe prêmio Nova Economia Fórum nesta terça em Madri

Destaque é um reconhecimento ao desenvolvimento econômico e à coesão social


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou hoje emocionado ao receber, em Madri, o prêmio Nova Economia Fórum 2010, em reconhecimento ao desenvolvimento econômico e à coesão social, e aproveitou a ocasião para mencionar sua relação com a Espanha e reconhecer seus especiais laços com a Argentina.

Na entrega do prêmio, a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner; a vice-presidente primeira do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega; e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, prestaram homenagens a Lula.
Em seu discurso, Lula defendeu o diálogo e afirmou que, "conversando, as pessoas se entendem, por isso fui ao Irã" em busca do acordo com Teerã sobre seu programa nuclear.
Sobre a crise financeira, Lula disse que "muitos estão pagando os excessos de poucos" e defendeu a reforma do sistema financeiro internacional e a redução das desigualdades.
Lula lembrou que na década de 80 teve um encontro "curto, mas importante" com o então presidente do Governo Adolfo Suárez, "não um homem de esquerda, mas certamente um democrata", segundo ele.
Também agradeceu ao presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Sobre os elogios da presidente argentina, pelos quais disse sentir-se "comovido", Lula destacou a boa harmonia construída entre os dois países desde o Governo de Nestor Kirchner, mas ressaltou, brincalhão, "uma pequena divergência no futebol".
Cristina disse que "deve ser a primeira vez que uma presidente argentina participa de uma homenagem a um presidente do Brasil", em alusão a tempos de rivalidade e tensas relações entre os dois países.
O presidente da Comissão Europeia qualificou Lula como "um grande homem de Estado, cujo país está influenciando nos eventos globais" graças a sua personalidade e trabalho.
EFE

Publicado em Zero Hora
Topo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.